segunda-feira, 16 de março de 2009

Conclusões do Encontro Nacional de Escolas em Luta, realizado,sábado, em Leiria


Estiveram presentes mais de 100 professores, muitos vindos do Norte do país. A presença de uma professora de Faro, que saiu de casa às 4:30, foi alvo de um aplauso colectivo. Foram aprovadas as seguintes propostas de luta:
1. Entregar o relatório crítico no final do ciclo de avaliação. Assumir a relevância da avaliação de desempenho mas manter a recusa do actual modelo.
2. Convocar o Fórum Nacional "Compromisso Educação" que visa celebrar um pacto assinado, conjuntamente, por partidos políticos, sindicatos e movimentos de professores.
3. Manter em aberto a opção de recorrer aos tribunais administrativos com contratação de equipa de advogados de direito administrativo para agir judicialmente contra as ilegalidades.
4. Pedir audiência ao Parlamento Europeu e à Unesco.
5. Promover manifestações de rua no 3º trimestre: vigílias/concentrações por tempo indeterminado. Vigílias em todos os distritos para explicar à opinião pública o absurdo das medidas e as situações aberrantes vividas nas escolas. As vigílias devem ter, também, como objectivo apelar ao Povo que não vote PS.
6. Manifestar reconhecimento e apoio aos PCEs que se têm colocado ao lado dos professores na recusa do actual modelo de avaliação de desempenho.
7. Apelar aos professores, forçados a avaliar os colegas, que prossigam a denúncia pública das aberrações burocráticas, científicas e pedagógicas ocorridas nos diferentes níveis de ensino e agrupamentos.
8. Realizar, no mês de Maio, uma manifestação nacional, promovida pelos sindicatos de professores, mas alargada aos pais, administração pública e população descontente com o Governo.
9. Apelar aos sindicatos que promovam reuniões, em todas as escolas, para esclarecimento dos professores sobre as medidas que o Governo quer implementar no futuro próximo. Nessas reuniões, devem ser discutidas as propostas de luta.
10. A estratégia da greve às avaliações não foi bem acolhida por causa dos efeitos perversos que uma greve dessa natureza pode gerar.
11. Pedir a todos os professores que enviem estas propostas para os endereços electrónicos dos vereadores de educação, presidentes da junta, jornais regionais, rádios locais e associações de pais.

http://www.profblog.org/2009/03/conclusoes-do-encontro-nacional-de.html

4 comentários:

bugsnaEDucação disse...

Estás uma star da bloguice.
Ai se os meus alunos fossem assim considerava-me realizada!

TVstar disse...

É como vês!!! Uma verdadeira "esperta" na técnica blogueira.
Abração!!

Reverendo Bonifácio disse...

Entre uma e outra a casa está bem entregue, por isso, eu cá vou ficando refastelado em Stª Olávia enquanto vou afiando as unhas para quando for preciso.

TVstar disse...

Caro Bonifácio!!
Adoro os seus comentários!!
São de "de-lírio" absoluto..