sábado, 14 de março de 2009

Este país não está para professores!


Ocorreu-me isto a propósito da visita que fiz ao umbigo do Paulo - salvo seja! - a propósito, também, há que homenagear o blogue do Paulo, cá vai: Grande Paulo Guinote! Grande Umbigo!

As notícias sobre educação são sempre de estarrecer! É quase, contra os professores: marchar! Marchar! Somos uma espécie de inimigo público número um. Eu, por mim falo, não me conformo!! Porém, não é só o nosso país que não está para professores! Olhem a Inglaterra. Há bem pouco tempo, vinha uma notícia a dizer que não obstante o excelente salário, ninguém queria ser director escolar! Na Inglaterra, porém, eles já estarão no bom caminho, porquê? Porque já estão a combater a INDISCIPLINA! Vão ao site do Guardian e confirmem! Nós, por cá, ainda estamos na fase de disciplinar (tolher) os professores. Reparem agora no perfil de certos professores ingleses. Cito:
«Recrutar professores na Grã-Bretanha é uma tarefa cada vez mais dispendiosa e ínfrutífera (...) havendo cerca de 60% das escolas com falta de professores. Para mais, os próprios candidatos são apontados como de pior qualidade - 28% dos directores de escola queixam-se que os candidatos dão erros ortográficos, apresentam candidaturas péssimas com "cores estranhíssimas" e textos "pomposos e vagos".
Também há reclamações em relação às entrevistas, em que os candidatos demonstram falta de entusiasmo, interesse ou CARÁCTER, FALTA DE HIGIENE, MAU HÁLITO, mascam pastilhas elásticas, USAM BRINCOS NO NARIZ, criticam as escolas onde trabalham, demonstram desconhecimento da escola a que se estão a candidatar e não são capazes de olhar o entrevistador nos olhos ou dar RESPOSTAS COERENTES. (...)» (Correio da Educação, nº. 144, 17 Março 2003)

Pergunto: alguém tem alguma sugestão quanto ao porque deste panorama na Grã-Bretanha? Será que Portugal vai chegar a isto? Não se esqueçam que já fomos chamados de HOOLIGANS, inúteis e, quanto a modas, parece que vestimos à operário da Lisnave...

3 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Bom dia
Estou aqui de passagem, o dia está muito bonito, é Domingo, há festa cá na terra, Barreira - Leiria, é o seu dia de aniversário (278?, acho que sim, por aí...), vamos lá a ver se a Zaida recupera duma gastrite para podermos sair de casa.
Quem vos recomendou foi a Madrinha Lourdes, minha irmã, é mais nova que eu 2 anos, estivemos ontem a comemorar o 85º aniversário do nosso pai...
Estou com vontade de me reformar de TOC, mas já fui professor durante uns anos. Noutros tempos, já longínquos!...
Espero que o vosso entusiasmo para manter vivo este blogue não esmoreça. Podem contar com a minha colaboração.
Beijinhos, mana, meninos e meninas.
Um abraço a toda a equipa.
António

Reverendo Bonifácio disse...

Obrigado António. Parabéns ao seu pai, linda idade.

Reverendo Bonifácio disse...

Meu caro lírio negro, este país merecia bem pior que o retrato feito da GB. Mas que quer, este é um país de bandalhos onde só se admira o chico-espertismo corrupto de uns "Maneis" que podem ter outro nome qualquer, e se denigre desavergonhadamente e publicamente quem é honesto e trabalhador.