quarta-feira, 29 de abril de 2009

Hoje está na berlinda... a Anabela

.
Cheguei lá há já mais de um ano, pelo processo do costume: enlace atrás de enlace, atrás de enlace. No caso, via Por Mundo Melhor, do Raul Martins (saudades, Raul!).
.
Primeiro fiquei-me pela leitura, ora a rir, ora a fazer coro, silencioso, com a indignação, ora a apreciar paisagens, arte, gentes, mundos desconhecidos. Um dia deixei pegada e, desde aí, é paragem da rota diária, com visitas longas em muitos serões.
Para além do sentido de humor, da limpidez e da correcção da escrita, o que mais me atrai na pessoa que está por detrás do blogue é a vivacidade de espírito, o inconformismo, a frontalidade, a generosidade, e, sobretudo, a coerência. Estou, decerto, a esquecer outros predicados.
.
Apesar do braço direito ao peito não podia adiar mais a intenção de falar aqui da Anabela. Claro que o poste do Ramiro veio mesmo a calhar.
Bem-hajas, "Guapa", és uma fonte de inspiração e uma companheira admirável.


Fotografia e mão da própria.


A Anabela Magalhães é professora em Amarante. Na Escola Secundária de Amarante. Lecciona História e edita o blogue homónimo . Um blogue de uma professora que luta. E luta sempre: com a palavra, o gesto e o exemplo. Quando foi preciso vir até cá abaixo, ela veio: seis horas de autocarro para cada lado. Mas veio. Não disse: "eu gostava de ir mas estou cansada". Quando foi preciso fazer um dia de greve, ela fez. Não disse: "para que serve um dia de greve? Ainda se ao menos fosse uma greve de uma semana!" Quando tem conhecimento de atropelos e injustiças na sua escola, ela denuncia. Não diz: "para que é que me estou a chatear? Não é comigo!" Quando foi preciso tomar decisão sobre a ficha dos objectivos individuais, ela não entregou. Não disse: "não sou parva, para quê estar a prejudicar-me?" Quando os sindicatos fizeram a consulta aos professores sobre as formas de luta a realizar no 3º período, ela falou e escreveu. Não ficou em silêncio. Não disse: "para quê continuar a lutar se dois terços entregaram os objectivos individuais?" E quando os sindicatos e os movimentos independentes de professores voltarem a apelar a formas concretas de luta, ela luta. Não vai dizer: "não vou à manifestação porque ninguém me ouviu". E quando chegar o dia de colocar o voto nas urnas, ela vai pôr. Não fica em casa. Vai castigar o partido que mais mal fez aos professores nos últimos 35 anos. Não diz: "são todos iguais, fico em casa".

9 comentários:

TVstar disse...

Muito bem Bugs!! Fizeste bem em enaltecer a personalidade da nossa colega. Conheço-a há apenas uns meses do seu Blogue mas vi logo que era pessoa de bem.
Pela minha parte, obrigada Anabela pelo contributo à nossa luta em defesa da ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA!!
Quando temos colegas assim a nossa alma renasce e fica a certeza de que vale a pena!!
Um abraço GRANDE!!

TVstar disse...

E tu minha Bugs?? Esse bracito? já soube notícias. Põe-te lá boa para irmos ao cinema, ok?
Beijoca

Reverendo Bonifácio disse...

Viva! Faço minhas as palavras da nossa estrela, excepto pelo cinema, nos dois.

Anabela Magalhães disse...

Muio obrigada, Linda, pelas tuas palavras e por me acompanhares há mais de um ano. Chegaste de mansinho ao meu blogue, mas directa ao assunto que tu também não és mulher de rodeios, e desde aí tens sido uma companhia fantástica porque incentivadora, enérgica, coerente, exemplar. Ainda bem, para mim, que permaneces por lá.
Podes dizer que eu sou para ti uma fonte de inspiração... mas garanto-te que tu és para mim um exemplo. Exemplar.
Beijoquinhas nas tuas bochechinhas e espero que fiques boa rapidamente.

TVstar disse...

Ah mas o nosso Reverendo também pode vir ao cinema!! Teremos todo o gosto!! E olhe que as cadeiras são fofinhas...vai gostar!!

Reverendo Bonifácio disse...

Obrigada pelo convite, mas eu vou ao cinema "religiosamente" todas as semanas mas a horas estranhas, ossos do ofício...

Anabela Magalhães disse...

E parece que comi um t, no comentário anterior.
Muito obrigada. Assim é que é!

bugsnaEDucação disse...

Ó prá reunião que para aqui vai! E eu ditraída... e eu a dizer que não podia teclar muito.
Bem-hajam pelos vossos cuidados, em especial a ti, minha Star, que me brilhas tanto nas horas más.
Iremos... ao cinema, nem que seja de braço ao peito que amoral está a precisar.

Reverendo Bonifácio disse...

Amoral??? Não, não! A moral, porque a amoralidade é pertença minha... afinal sou um gato!