quinta-feira, 16 de abril de 2009

Melhores Escolas: uma prioridade

.
Não sendo de ontem, esta Resolução do Parlamento Europeu é para Hoje e para Amanhã.
A resolução reflecte uma necessidade que nós, professores europeus em geral e portugueses em particular, vimos sentindo há muito.
Começa a haver gente que não é assim tão surda, nem tão cega, nem tão muda. Só a nossa tutela continua igual a si própria, por quanto tempo?

Ensino: PE defende maior reconhecimento social dos professores
Educação - 02-04-2009 - 13:58


Maiores níveis de reconhecimento social dos professores e sistemas de avaliação orientados não só para os resultados quantitativos e os desempenhos dos alunos, mas também para a avaliação do próprio sistema, tendo em conta o contexto socioeconómico específico de cada escola, são algumas das recomendações hoje feitas pelo Parlamento Europeu aos Estados-Membros no âmbito da educação. Os resultados positivos do ensino dependem, segundo o PE, do "respeito assegurado à autoridade dos professores".

Os professores são uma peça essencial para uma escola de qualidade e, como tal, devem ser-lhes oferecidos "níveis de reconhecimento social, estatutos e remunerações condizentes com a importância das suas funções", defende o Parlamento Europeu na resolução "Melhores escolas: Uma agenda para a cooperação europeia".
.
Via Terrear, ler mais aqui.

2 comentários:

TVstar disse...

Haja alguém no mundo político que começe a dizer coisas acertadas!!
Mas também é preciso educar AS FAMÍLIAS.EDUCAR A SOCIEDADE. Enquanto os jovens não aprenderem PRIMEIRO EM CASA o que é O RESPEITO, O EMPENHO, AS NORMAS DE CONDUTA....etc,etc,etc,a escola nunca vai funcionar bem!!

maria eduarda disse...

Subscrevo o que foi escrito pela TVstar.
É no seio da família que são transmitidos os valores face a tudo o que nos rodeia.