quinta-feira, 23 de abril de 2009

O estado da Educação... e do resto!!

Assim se faz política em Portugal!!

Sexta-feira, 17 de Abril de 2009
Governo acaba com as quotas para titular se...

«O Governo admite prescindir do número limitado de vagas para acesso à categoria de professor titular se os sindicatos puserem fim ao clima de contestação dos últimos tempos, disse hoje o secretário de Estado Jorge Pedreira.»
Assim se faz política em Portugal. Aquilo que era absolutamente verdade, aquilo que era absolutamente imprescindível, aquilo que era absolutamente inquestionável, aquilo que era absolutamente impensável - todos nos lembramos das afirmações peremptórias da ministra da Educação: «obviamente nem todos podem chegar a generais» e «isso de não haver quotas para atingir o topo da carreira não existe em lado nenhum» e «isso é inaceitável» - de repente, já é pensável, já é aceitável, já é proposto. Mas é pensável, aceitável e será uma proposta efectiva se os sindicatos, em troca, se comprometerem a não contestar o Ministério. Eleições à porta desaconselham agitação, desaconselham manifestações de protesto, desaconselham greves, portanto, já se pode mandar às malvas aquilo que até há pouco tempo era apresentado como imperativo. Vende-se, com a maior desfaçatez, aquilo que era tido como um princípio indiscutível, para se tentar ganhar eleições. «Os fins justificam os meios» e «o que hoje é verdade amanhã é mentira» são as palavras de ordem do Governo.
É esta a seriedade política da ministra da Educação. É esta a seriedade política do primeiro-ministro. Não se muda de posição porque se reconhece um erro ou porque se evolui para uma posição que se considera melhor. Não é nenhuma destas razões que explica a radical mudança do Ministério. O que está na base desta alteração de comportamento é mercantilismo puro: é toma lá, dá cá; é troca por troca. Se a oferta for boa, os ditos inabaláveis princípios vendem-se, se a oferta for boa o inegociável já se negoceia. É o valor venal da coisa que interessa, é o preço a comandar a política. Nada mais conta.
Política desta repugna, políticos destes envergonham.

Publicado por Mário Carneiro
Retirado do sítio do Público (16/04/09)

6 comentários:

Elvira Fonseca disse...

Triste, triste!
Sangra-me a alma viver neste país sem rumo, sem chama.


HIPÓCRITAS!!!

TVstar disse...

É verdade Elvira!!
Bem vinda ao Blogue! É um prazer ler os seus comentários e saber que está em sintonia conosco.
Abraço!

Adélia Rocha disse...

Não dá para acreditar! Às vezes não tenho a certeza de estar acordada e a viver a realidade!

Florinha disse...

É por isso que hei-de ir novamente à manifestação do dia 16.

E não se pode exterminá-los?

Reverendo Bonifácio disse...

Adélia, linda, nos últimos anos tenho o sensação de estar preso numa obra de Kafka... Florinha, infelizmente não há nenhuma empresa ou afim de controlo deste tipo de peste. Só se conseguirmos envenena-los com "remédio para os escaravelhos".

bugsnaEDucação disse...

Sempre se pode meter um pauzinho na engrenagem...