domingo, 5 de abril de 2009

SUPER ESCOLA PORTUGUESA

SUPER ESCOLA PORTUGUESA!!
MARAVILHOSO!! UMA COISA BEM FEITA!!

A SUPER-ESCOLA ou o retrato da Escola portuguesa.
Onde estão as melhores escolas do mundo? Claro! Está certo! Em... Portugal.
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico. Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente!

DISCIPLINAS/ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES:
1.Língua Portuguesa 2. História 3. Língua Estrangeira I - Inglês 4. Língua Estrangeira II Francês 5. Matemática 6. Ciências Naturais 7. Físico-Químicas 8. Geografia 9. Educação Física 10. Educação Visual 11. Educação Tecnológica 12. Educação Moral R.C. 13. Estudo Acompanhado 14. Área Projecto 15. Formação Cívica.

É ISSO - CONTARAM BEM - SÃO 15

Carga horária = 36 tempos lectivos.

Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal? Somos demais, mesmo bons! MAS NÃO FICAMOS POR AQUI!!!!

A Escola ainda: Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso; Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso; Não pode esquecer os outros alunos, 'atestado-médico-excluídos' que também têm enormes dificuldades de aprendizagem; Integra alunos oriundos de outros países que, por as mais das vezes não falam um cu de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer cu; Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos, como:* Currículos Alternativos* Percursos Escolares Próprios* Percursos Curriculares Alternativos* Cursos de Educação e Formação.... MAS AINDA HÁ MAIS... A Escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios: *Educação sexual* Prevenção rodoviária* Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares, etc.* Preservação do meio ambiente* Prevenção da toxicodependência* Etc, etc... 'peço desculpa por interromper, mas... em Portugal são todos órfãos?' (possível interpolação do Ministro da Educação da Finlândia)
Só se encontra mesmo um único defeito: Os PROFESSORES!!! Uma cambada de selvagens e incompetentes, que não merecem o que ganham, trabalham poucas horas (Comparem com os alunos! Vá! Vá! Comparem!!!). Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados! Vejam bem que os Professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam atentos e calados na sala de aula, etc... e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito! Olha que há cada uma! COM FRANQUEZA!!!

Vale a pena divulgar ao maior número de pessoas (de preferência não Professores) para que uma visão mais realista se comece a sedimentar.
É bom que as pessoas percebam que ter filhos acarreta muita responsabilidade - não só a de os alimentar, vestir, comprar telemóveis, mp3, PC, como também, e principalmente :
EDUCÁ-LOS!!!!!

(escrito por um amigo que não é professor )

3 comentários:

Ave Rara disse...

Tchiiii!!
Isto é que é ensinarrrr!!
Isto é que é uma verdadeira Escola!
É uma escola portuguesa...com certeza...

Adélia Rocha disse...

no comments!

Anónimo disse...

Qualquer mãe/pai consciente devia protestar. Isto é encher horário com chouriças!