quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ó prá minha cara de espanto!


A desaparecida reapareceu para quê?
Para nos esfregar na cara aquilo que somos enquanto classe. E para, uma vez mais, nos chamar burros e mentirosos.

Temos o que merecemos!
.
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considera que a avaliação de desempenho dos professores é "uma reforma ganha", afirmando compreender a insatisfação docente, tendo em conta a rotura introduzida num "marasmo" de 30 anos de "total indiferenciação".

"Do meu ponto de vista foi uma reforma ganha. Temos hoje milhares de professores a fazer a avaliação, o que significa que é hoje um adquirido nas escolas. (...) Oitenta mil professores entregaram os objectivos individuais e 30 por cento destes requereram uma componente da avaliação que era facultativa", afirma a ministra. Para Maria de Lurdes Rodrigues, esta reforma introduziu uma rotura "num marasmo de mais de 30 anos de total indiferenciação e pseudo igualitarismo", já que "a ausência total de princípios mínimos de competição" era "muito negativa para as escolas".

Ainda assim a responsável admite que "um ou outro aspecto correu mal", mas que o Governo teve a "humildade" de simplificar e de dar condições às escolas para a concretização do modelo. Questionada sobre as manifestações realizadas no ano passado e a do próximo dia 30, Maria de Lurdes Rodrigues afirma "compreender" o descontentamento dos docentes, mas adianta que a sua preocupação "é garantir que o profissionalismo não é beliscado com a insatisfação, algo que todos temos que exigir".
.
A ministra da Educação acentua ainda que muitas vezes a contestação também está relacionada com o desconhecimento dos efeitos das regras que se mudaram: "A carreira não é o que era, mas também não é tão bloqueada como os professores a percebem".

Ler mais no Público



3 comentários:

TVstar disse...

É por tudo isto que não podemos faltar no dia 30.
Aiiiii que raiva!! Esta mulher põe-me fora de mim!!Ela desperta o que de pior há em nós!!

Anabela Magalhães disse...

Pois. Na minha escola ando feita pedinte. Estamos 10 para a manif.
:(

TVstar disse...

Pois "pedinchêmos" Anabela!!
Eu também tenho incentivado e chamado a atenção para a necessidade de irmos muiiiiitos!!
Pena é que seja preciso isso...como se as pessoas não vissem ou não sentissem na pele o que devem fazer!!