quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cruzes? Credo!

.
Estamos à beira de um acto eleitoral que os Portugueses costumam menorizar abstendo-se.
Desculpas, há-as para todos os gostos: ou porque acham que a Europa fica longe e não lhes diz nada; ou porque estão desencantados com os políticos; ou porque o tempo convida ao relax e a consciência cívica não é por aí além.

O direito de voto custou a ganhar pelo que dói vê-lo assim desperdiçado.
E não saber em quem votar não é álibi para a abstenção.

Mas cuidado com com as não-cruzes.

Nas deambulações pela rede, passo com alguma frequência pelo blogue da Setora, que recomendo. Hoje encontrei lá um poste que considero sábio e de grande utilidade.

Aqui o deixo com os votos de que faça bom proveito.
.

O voto

Recebi por mail diversos apelos ao voto em branco.

Desde jovem aprendi que só devemos votar branco se tal escolha estiver contemplada no boletim. Se no boletim, para além do registo de todos os partidos concorrentes, estiver mencionado o BRANCO, então podemos assinalar essa opção.

Tal não existe, pelo menos por enquanto, nos boletins de voto em Portugal. A democracia por cá é assim. Até teria sentido os votos em branco darem lugares na Assembleia da República. Lugares vazios de acordo com o método de contagem. Seria interessante.

Deixar o boletim sem qualquer marcação é abrir caminho ao aparecimento de canetas voadoras que por nós votam neste, naquele ou no outro. Há prestidigitadores que, em menos de um fósforo, votam por mim. Embora aprecie a ligeireza dos dedos desses artistas, prefiro que não me usem para demonstrar as suas habilidades.

Para votar branco só manuscrevendo no boletim BRANCO, desenhando à frente o quadradito e inserindo então a cruz marcadora. Vão anular o voto? Paciência. Não delego em ninguém.

Já vi tanta coisa!

7 comentários:

Anónimo disse...

SE A ABSTENÇÃO FOR DAR VOTO EM QUEM NÃO SE QUER, A MINHA ABSTENÇÃO, NO MEU CASO, É ENTÃO DAR O VOTO A TODOS, CERTO?

Anabela Magalhães disse...

Concordo. Todos os cuidados são poucos!

Terra-à-Vista disse...

Dar o voto a todos?! Penso que não adianta nada. Não beneficia nem prejudica ninguém. Votar é um acto sério, que deve ser bem pensado.
Se não gostamos de quem lá está, então devemos votar NOUTRO, pois só assim ajudará a tirar força a quem vai à frente.

Reverendo Bonifácio disse...

Desculpem a minha ignorância mas... Não estamos nos USA para só poder votar em dois. Porque diabo a população portuguesa insiste em votar sempre em dois partidos cujos maus resultados já foram comprovados? Afinal não há outros? Porque é que os outros incutem tanto medo (só pode ser medo) na população?

Terra-à-Vista disse...

Eu quando disse "NOUTRO" queria dizer noutro QUALQUER MESMO. Não necessáriamente no outro grande. Eu concordo com o Reverendo. Por acaso até vou votar noutro dos mais pequenos...

Bea disse...

A mim, sempre me ensinaram que nunca se votava em branco mas sim em todos ao mesmo tempo. Por essas razões claro, e agora cada vez mais, desconfiando sempre!

setora disse...

Neste momento, tal como a abstenção, os nulos e os brancos só favorecem o PS.Por causa destas contas até eu vou tentar escolher um dos do cardápio.