segunda-feira, 22 de junho de 2009

RECORDAR: PROFESSORES NÃO PODEM ESQUECER

Nos aniversários dão-se parabéns e prendas. O sujeito fez anos. Anos à frente de um governo que se tem encarniçado a destruir a Escola Pública. Talvez preferisse um fatito Hugo Boss, mas dou-lhe tão-só uma caixinha de recordações, embrulhada em papel negro de desdita.
Recordo-lhe que em 4 anos de actividade produziu diplomas que envergonham aquisições mínimas do nosso sistema de ensino. O estatuto da carreira docente, a avaliação do desempenho dos professores, a gestão das escolas e o estatuto do aluno são apenas as pérolas. Mas a lista é longa.
Recordo-lhe que a coberto de uma rede propagandística que tornaria Goeebels num aprendiz, cortou, vergou, denegriu e fechou como um obcecado pelo extermínio.
Recordo-lhe que desertificou meticulosamente o interior.
Recordo-lhe que congelou salários, burocratizou até ao insuportável e escravizou com trabalho inútil.
Recordo-lhe que manipulou estatísticas, mentiu e abandalhou o ensino, na ânsia de diminuir o insucesso a qualquer preço.Recordo-lhe que chamou profissional a uma espécie de ensino cuja missão é reter na escola, de qualquer jeito, os jovens que a abandonavam precocemente.
Recordo-lhe que abandonou centenas de alunos com necessidades educativas especiais.
Recordo-lhe que contratou crianças para promover produtos inúteis e aliciou pais com a mistificação da escola a tempo inteiro.
Recordo-lhe que foi desumano com professores nas vascas da morte e usou edeitou fora milhares doutros, doentes, depois de garantir que não o faria.
Recordo-lhe que, com o concurso de titulares, promoveu a maior iniquidade de que guardo memória.
Recordo-lhe que enganou miseravelmente os jovens candidatos a professores e humilhou as instituições de ensino superior com a prova de acesso à profissão.
Recordo-lhe que desrespeitou leis fundamentais do país e, com grande despudor político, passou sem mossa por sucessivas condenações em tribunais.
Recordo-lhe que desrespeitou continuadamente a negociação sindical e fez da imposição norma.
Recordo-lhe que reduziu a metade os gastos com a Educação e aumentou para o dobro a distância que nos separava da Europa.
Recordo-lhe que perseguiu, chamou a polícia e incitou e premiou a bufaria.
Recordo-lhe que os professores portugueses não vão esquecer.
.
OS PROFESSORES PORTUGUESES NÃO PODEM ESQUECER.
Santana Castilho
.
Nota: Eu não vou esquecer!! E vocês??

6 comentários:

Luís Silva Rosa disse...

Quem esquece... padece!
Quem "esquece" não merece!
E a quem merece... acontece!
Vai acontecer, vocês merecem!

Adélia Rocha disse...

Não, NÃO VOU ESQUECER! Há um livro, de um autor francês, que se chama «Um Homem que Dorme». Também eu tenho vivido adormecida, sem reagir a estímulos. Não espero muito da vida e, por isso, poucas coisas me empolgam ou motivam verdadeiramente. Porém, este governo, a mim, uma mulher que dorme, conseguiu despertar-me. Começo a ver. Não só no nosso país, mas no mundo. Estarei enganada ou há um terrível paradoxo: quer promover-se a natalidade, mas não há nada para oferecer à população que tem que TRABALHAR PARA SOBREVIVER (viver é outra coisa)? Vale tudo! Tudo se pode fazer com os professores e outros profissionais, porque há muita gente por onde escolher. Vivemos num mundo paradoxal, onde a gigantesca população concorre com as máquinas na disputa pelo trabalho/ emprego! Porém, esta população GIGANTESCA está velha(oh, que horror! Os velhos não têm vergonha?), sofre de doenças (gentinha chata, só a dar despesa ao Estado), é ignara (nem as Novas Oportunidades lhe valem!), em suma, não serve! Logo, faz-se o culto da JUVENTUDE, e promove-se a natalidade numa ideia demente de substituir a população tresmalhada, que não serve para os novos tempos, por jovens fortes, inovadores, CIBERNÉTICOS! Lembro-me numa aula de Literatura na universidade se falar da pouca importância do ser humano, de como ele é SUBSTITUÍVEL! Lembro-me do horror perante tal ideia. Agora, acordada, vejo como tudo faz sentido!!

Anabela Magalhães disse...

Levei este. Também não vou esquecer.

TVstar disse...

Obrigada Luís! Modéstia à parte... acho que sim...merecemos mesmo, não só nós mas o nosso País, os nossos jovens, e muitos...muitos Portugueses que não desistem de falar e denunciar o que está errado.

TVstar disse...

Adélia,não vamos esquecer messsmo!
Estamos todos juntos nesta luta que parece não ter fim mas... eu tenho esperança que vai ter um final feliz. Temos que ser optimistas e não nos deixar ir abaixo. Ânimo amiga!! Isto vai melhorar. Ainda há pessoas boas e de coragem!! (como nós!!)

TVstar disse...

"Serve-te" à vontade Anabela!
A casa é tua também!!
Bj