quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ulhó Relatório da OCDE sobre a ADD


Precisamente no dia da entrega das Fichas de Auto-Avaliação, que não estão com nada nem hão-de servir para nada, chega a notícia deste relatório sobre o dissimulado e esfarrapado Modelo de Avaliação de Desempenho (a que prefiro chamar de Doidos), parido pelo trio maravilha.

Apesar dos elogios da directora de divisão da Educação da OCDE, Barbara Ischinger, à coragem da Ministra em “levar a cabo esta tarefa tão difícil”, o que é facto é que o relatório diz o que já todos ouviram, menos o tal trio da 5 de Outubro e o tal animal feroz , que agora tenta envergar a pele de ovelha.

Reportagem para ouvir e ler.

OCDE defende alteração do sistema de avaliação de professores


A OCDE defende a necessidade de alterar o sistema de avaliação de professores em Portugal. Num relatório feito a pedido do Ministério da Educação, a organização considera que o actual modelo causa focos de tensão e deve funcionar como futura base de trabalho.

A OCDE defende a continuação da avaliação de professores, mas considera legítimas as preocupações e dificuldades dos professores.

O relatório sobre a avaliação identifica vários elementos problemáticos no actual modelo, defendendo, por isso, ajustamentos.

Paulo Santiago, um dos autores do relatório, destaca os focos de tensão que têm de ser ultrapassados.

«O objectivo da melhoria está a tentar ser alcançado através de um modelo que tem consequências para uma carreira. O facto de fazer dessa maneira pode pôr em perigo a tal função de melhoria - essa é a primeira tensão», explicou.
A segunda tensão, sublinhou, «é o problema de ter uma avaliação ao nível da escola com consequências a nível nacional».

Questionado sobre o relatório da OCDE, a ministra da Educação disse tratar-se de mais um contributo técnico para a melhoria do modelo de avaliação.

Ouvido pela TSF, João Dias da Silva, da FNE, considera que este relatório é mais uma prova de que, em matéria de avaliação de professores, Maria de Lurdes Rodrigues está sozinha.

No entanto, o secretário de Estado da Educação rejeita estas críticas, afirmando que a FNE não entendeu o conteúdo do relatório.

Sobre as sugestões da OCDE, Jorge Pedreira escusou-se a fazer qualquer comentário, remetendo uma opinião para a reunião de amanhã com os sindicatos dos professores.


4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Esta novela está enjoativa e acho que já demos demasiado para este peditório.
Beijocas

Luís Silva Rosa disse...

Estes Srs. do ME lembram-me a história do guerreiro teimoso que, quando no campo de batalha,se viu rodeado por uma multidão de inimigos gritou: - Rendam-se, que estão todos isolados!
Há razões que a razão desconhece.
Convencê-los é tarefa inglória.
Agora será o tempo a marcar o fim.

bugsnaEDucação disse...

É mesmo de dar vómitos, Anabela.
Beijocas também para ti.

bugsnaEDucação disse...

Luís, gostei da imagem Brinda-nos sempre com preciosidades.