domingo, 13 de setembro de 2009

Conversa de café

O ano lectivo está à beirinha do início.
Ou melhor dito: os alunos estão quase a voltar para as aulas, porque o trabalho dos professores esse já começou, para alguns há semanas.

A escola é que parece pouco preparada ainda, com montes de lixo electrónico pelos cantos, salas viradas do avesso, gabinetes em reorganização, bar e cantina fechados, máquinas dispensadoras de alimentos desaparecidas...

Quando a fome ou a sede apertam, sobretudo a última por causa da canícula deste "Setembro quente", não há mais remédio que cruzar o pátio e a rua para nos refrescarmos no Café em frente. Abençoada seja a data em que abriu!

A maior parte dos dias, à hora de almoço, o espaço enche-se de docentes esfaimados após a manhã de trabalho jejuado, preparando o estômago para a tarde de dieta. Sabe-se lá a que horas será o jantar...

Um destes dias, depois de meia sandocha comida à pressa, pedi o café à espanhola, afogado em pedras de gelo. Enquanto este derretia, a proprietária confidenciou-me: «os senhores professores trabalham muito! Olhe que eu não imaginava... só desde que abri aqui o café é que me dei conta. Até mesmo no mês de Agosto....»

Pois, ainda ela não imagina o trabalho que levamos para casa.

Ora então se em poucos meses a dona do Café em frente deu conta da realidade, como pôde o trio disparatado, que ainda nos tutela, andar 4 anos a propalar a ideia de que que os professores são uns madraços e, vai daí, «há que pô-los a trabalhar para o sucesso»?

Ah, se calhar este é um dos tais problemazitos de falta de comunicação! Ou será de falta de delicadeza?

Quanto ao sucesso, bastava que o tivessem decretado. Seria só mais um daqueles normativos mal-escritos e pior pensados, de entre os muitos que produziram, seguido de um monte de esclarecimentos, conta-esclarecimentos e, quiçá, até de Manual de Aplicação.
Não lhes chegou para tanto a "cumpatência". Por isso tiveram que usar outras vias, como a da facilidade ou a da cosmética dos números.

Será que este é um país de cegos, ou haverá muita gente como a dona do Café da frente?
Dia 27 saberemos.


5 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Excelente testemunho, Bugs!
Quanto ao estenderete de equipamento a minha também o tem a torto e a direito.
Por acaso a mim vai-me dar um jeitaço... :)
Só espero é que esteja tudo operacional para a semana...
Beijocas
Ah! Gosto de te ver de regresso!
:)

TVstar disse...

Muito boa esta conversa de café cara Bugs. Adorei!!
Quanto à bagunça...é para condizer com a Educação em Portugal!! "Siga a dança"!!
Bjs

bugsnaEDucação disse...

Obrigada às duas. Estou a tentar desenferrujar as ligações neuronais.
Acabei de ouvir uma notícia bomba ;) Vou a poste!

bugsnaEDucação disse...

Bagunça mesmo.
Esperemos que do caos nasça a organização.

Reverendo Bonifácio disse...

Conversa interessante e diploma fa-bu-lo-so!