segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ilusões de óptica

"Olho azul", Buracona, Ilha do Sal
Foto de JJA

Em tempos prometi umas entradas sobre as mistificações que este ainda (des)governo criou acerca da reforma revolucionária que pretendia fazer na Educação em Portugal.
Fiquei-me pela primeira, porque o tempo, esse maroto (maroto está in!) não dá para tudo.

Sendo precisamente o tempo de trabalho dos professores/alunos uma das ditas mistificações, para não dizer uma das propagandeadas mentiras a justificar o insucesso escolar, pode arrumar-se já o tema com uma subtracção, um par de perguntas retóricas e alguns exemplos europeus.

Vamos ao diminuir, já que foi este o método mais usado por esta tutela PS na relação com a escola em geral e com os docentes em particular:

Horário semanal do professor português:
...35 horas........ - .........26 h...........= ................9 horas
..........................de trabalho na escola ......de trabalho individual

E depois de esgotadas estas 9 horas, pico o ponto em casa e tiro as mangas de alpaca?

Se preciso de umas 5 horas para corrigir e cotar as composições de uma turma com 22 alunos, quantas semanas levarei para entregar os testes?
Que tempo me sobra para a preparação de aulas? E para a minha (in)formação/actualização?
Afinal quando começa e acaba o meu dia de trabalho?

Quanto às famosas férias escolares, agora designadas interrupções lectivas, em Portugal não têm a mesma duração para alunos e professores, sendo que para os últimos se resumem a um mês no Verão e menos de um mês no total das férias de Natal, Carnaval e Páscoa.
(Só os mal intencionados continuam a falar dos 3 meses de férias de Verão do tempo de Salazar, esquecendo-se de acrescentar que os ditos não eram remunerados, para que a poupança fosse maior e tivesse os professores na mão.)

Ora em França, como pode conferir na página do ME francês, este ano é assim: as aulas começaram a 1 de Setembro e acabam a 2 de Julho. As férias são de 13 dias pela "Toussaint", 16 no Natal, 16 em Fevereiro e 16 na Primavera. No total cerca de 4 meses.
Na Alemanha, por exemplo na região de Berlim, as aulas começaram a 28 de Agosto e terminarão a 8 de Julho, havendo 12 dias de férias no Outono, outros 12 pelo Natal, 6 em Fevereiro e 11 na Páscoa. Cerca de três meses ao todo.
Já na Finlândia, a famosa Finlândia, como pode ver aqui, o calendário também varia com as regiões. Na zona central, há 9 dias de férias de Outono, 15 dias pelo Natal, 7 dias de férias de Inverno, as aulas terminam a 6 de Junho e recomeçarão a 15 de Agosto. Contando por baixo, 3 meses.

As aulas na Finlândia começam por volta das 8 e terminam antes das 3, (ver aqui) . Na Alemanha os alunos entram às 7. 30/ 8h e saem entre as 13 e as 15 horas. Em França a carga horária diária anda pelas 6 horas, sem aulas à quarta à tarde e ao sábado de manhã na maioria das escolas.

Diferenças reveladoras, não é? Por agora fico-me só pelo falar do tempo.

3 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Muito bom! Excelente análise que eu levarei para o meu blogue!
Quanto à fotografia... uma delícia de buracona linda!
Beijocas

bugsnaEDucação disse...

Já sabes, amiga, a casa é tua.
Tinha previsto fazer umas análises mais profundas e circunstanciadas, mas o tempo obriga-me a ser breve e a misturar assuntos.
Vamos ver se consigo chegar mais longe nos próximos postes.

bugsnaEDucação disse...

Ah! Beijos!:)