quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Teoria Da Adesivagem

Teoria Da Adesivagem
Imbuído de um forte espírito científico, continuo a tentar confirmar um postulado que acabei agora mesmo de formular: A adesivagem é inversamente proporcional à qualidade do ensino.
Para testar este postulado e numa ténue aproximação ao popperiano princípio da refutação crítica, procuro saber se se confirma ou infirma a seguinte tese:
Os alunos das escolas cujos PCEs andaram ao lado e à frente do M.E. na defesa e aplicação do modelo de avaliação do desempenho, num exercício de pura adesivagem, deveriam ter obtido PIORES resultados.

A escola do adesivo-mor, confirma a tese…
Procuremos então observar os resultados dos exames na escola de um gestor qualificado e empenhado na adesivagem às políticas do ME.
Procuremos um gestor com créditos. De preferência premiado.
E quem mais qualificado e mais premiado que o “líder que aceita as dificuldades como desafios“? Quem mais qualificado que o gestor escolar que ganhou o Prémio Liderança do ME?
Folheia-se uma, duas, trêsOlha, olha aqui está a Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Este ano ficou em 362º lugar do ranking com uma classificação média de 10,38 valores.
No ano passado, antes do líder ter aplicado o modelo de ADD – o tal que, entre outras ilusões, ia melhorar os resultados escolares – e, naturalmente, ter ganho o prémio do M.E. a mesma escola ficou num honroso 204º lugar com uma média de 11,09 valores. Muito melhor que em 2009!!!
Mais uma unidade de gestão, neste caso gerida por um gestor premiado, que viu os resultados escolares piorarem depois de tanto empenho em aplicar o modelo de ADD.

Começo a temer que não seja possível refutar a minha tese…

Posted by Paulo Guinote in A Educação do meu Umbigo

Nota:......."Ganda Noia"!!

6 comentários:

bugsnaEDucação disse...

"Ganda Noia" mesmo!
Ainda o Paulo não sabe da missa a metade. Provavelmente seria bom pô-lo a par...
Nossa Star da TV, sempre de antenas no ar!

TVstar disse...

Dentro do possível...não digo que seja uma "parabólica"...mas vamos captando o que mais "sonoro" é!!
Brgada pelo "arranjo". Foi tão à pressa que não tive tempo de o compor!
Bjs Bugs

Reverendo Bonifácio disse...

Xiiiiiiiiiiiiiii, não sabe nem uma décima, mas a coisa é tão... tão... que mais vale nem saber.

Vejam que até as conclusões de quem não sabe confirma o que todos sabemos lol

Clarinha, a doce disse...

Vivó líder!
Vivá ecelência!
Viva o João!
Viva o Paulo!
Viva o Mineiro!
Viva a Lídia Dinis!
Vivam as Palmeiras!
Vivá quinta
Viva a escola do Líder qué a melhor do mundo.

Vivó o ranking, vivó!

Viva o compadre do líder!
Vivó o líder dos compadres!
Vivam os líderes sem compadres!
Vivam os compadres sem líderes!

Vivó o ranking, vivó!


Vivam as escolas sem líderes!
Vivam os líderes, mas sem escolas!
Vivó ranking das escolas!
Vivam as escolas dos rankings
Vivam as escolas sem rankings


Vivó ranking....
Vivó!

Clave de SOL disse...

Viva a Clarinha e a sua cantiguinha!!
Boa Clarinha!!
Viva eu
Vivas tu
Vivamos nós...o resto...são CANTIGAS!!

Adélia Rocha disse...

Ah, esperam pela interpretação eduquesa, porque esta é fertil em ver coisas onde elas não existem. Já ouviram falar de D. Quixote? Pois, o eduquês é assim também, vê coisas extraordinárias, que mais ninguém vê, mas, e peço desculpas a D. Quixote, não é sublime como este e não tem piada nenhuma. Bem podemos nós dizer O REI VAI NU. O eduquês diz" mentira, vai vestido". E e o eduquês diz, está dito!! A tese do Paulo é real e cristalina, mas isso dizemos nós, que não somos eduqueses!