sexta-feira, 12 de março de 2010

Digam lá que não merecemos uns açoites!?

Já há alguns anos que eu digo que os professores são tontos... pois são, não me digam que não porque é fácil de constatar:
Insistem em fazer visitas de estudo.

E porque é que isso é prova de tontice me perguntareis vós?

Ora não se vê logo, pergunto eu?

1. Tudo pode acontecer desde os alunos se portarem como é usual , a algum se desviar do percurso e perder-se ou até haver algum acidente.
2. Corresponde a muito mais que oito horas de trabalho.
3. Não só não recebemos horas extraordinárias, nem "descontamos" as horas sequer em tempos não lectivos, como TEMOS QUE REPOR AS HORAS EM QUE FALTÁMOS ÀS OUTRAS AULAS!!! Horas essas em que estivemos sessenta minutos em cada hora a trabalhar.
4. Passamos por GAZETEIROS perante os pais dos alunos das turmas que não foram à visita e a quem só importa que as suas crianças não tiveram a aula que era suposto.
5. Passamos por GAZETEIROS perante a maioria do pais dos alunos que foram. (Escusam de negar, para muitos alunos até pode ser interessante mas é visto como um "passeio", logo pelos pais também).
6. Temos que fazer um projecto, organizar e avaliar a visita....
Avaliar???
Como é que se avalia uma coisa dessas?
Fazemos uma prova de avaliação no final para ver se os alunos se lembram do que o guia disse? Do percurso?
Das épocas, das matérias ou conteúdos que até se devem ter trabalhado nas aulas?
Gostou/Não gostou da visita? Cruzinha...

Pois, ninguém precisa de no-los dar, nós açoitamo-nos o suficiente...
Agora tenham a lata de dizer que não somos tontos.

4 comentários:

Adélia Rocha disse...

Merecemos,sim! Mas é pena, caro Reverendo Bonifácio. Dê cá a patinha, rebole. Isso! Lindo, bichaninho. Miau!

Anabela Magalhães disse...

Tonteria pegada mesmo!
Merecemos ser capachos do ME!

Setora disse...

Ainda não consigo concordar com essa ideia. Os alunos da minha escola não têm condições para sair daquele subúrbio onde vivem. Se não forem connosco, não vão com ninguém. Felizmente nunca tive nenhum problema com as saídas e acho que foram sempre aproveitadas. Relatórios - o mínimo - chegámos bem. Avaliação? para cima? - chegámos bem. Com os alunos e colegas participantes - conversar e escrever sobre é bom. Reposição de aulas? Nunca repus. Não tenho tido CEF - aí, repondo, serão horas extraordinárias.
Acho que nunca me chamaram gazeteira por fazer "visitas de estudo" mas, se chamarem, não me ralo nada.
Capachos do Me, Anabela?
O meu trabalho é com os alunos não é com o ME. Quero é que a hierarquia esteja lá sossegada no seu poleiro e não me impeça de fazer o que entendo dever fazer com os alunos.

Reverendo Bonifácio disse...

Setora, antes de mais, obrigado pelo seu comentário. Pode não concordar... mas nada do que disse contradiz o que eu afirmei. Apenas está a dizer que motivos que considera importantes a levam a fazê-las, que não se rala. Mas isso é consigo e com todos os outros que as fazem, o que é perfeitamente legítimo!
Quanto à avaliação para inglês ver... realmente parece ser a única atitude possível, mas não deixa de ser um absurdo.
Quanto às horas de reposição serem pagas como extraordinárias... seria bom que o fossem, em todas as escolas, sem necessidade de requerimentos, e sem "consequências estranhas", mas olhe que nem sempre é assim...