sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nuno Crato, novo Ministro da Educação


É bom de mais. Espero que haja coerência... Deixo a sinopse do livro sobre o "eduquês", que li, e no qual me revi.

Sinopse
O ‘Eduquês’ em Discurso Directo disseca com rigor e impiedade os lugares comuns em educação. Mostra o vazio dos conceitos que têm dominado a pseudo-pedagogia do laxismo e da irresponsabilidade. Explica a ideologia frouxa que está por detrás da linguagem mole e palavrosa a que se tem chamado eduquês.
Depois de ler este livro, ninguém pode continuar a aceitar acriticamente expressões tão comuns como «aprender a aprender», «ensino centrado no aluno» ou «aprendizagem em contexto». Percebem-se as ideias nocivas por detrás dessas expressões aparentemente inócuas.
Minuciosamente documentado com delirantes citações de responsáveis pela política educativa, apoiado em referências críticas da psicologia e da pedagogia, este livro não deixa pedra sobre pedra no edifício ideológico do eduqês.
Nuno Crato é um professor de matemática preocupado com a educação. Armado de uma vasta cultura científica, de uma experiência de docência em vários países e de fundamentadas preocupações filosóficas, empreende neste livro a primeira crítica sistemática da pedagogia romântica e construtivista que em Portugal ficou conhecida como eduquês.
É a primeira obra no género no nosso país. Destina-se a professores, pais e todos os que se preocupam com o futuro. O ensino é um problema demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos teóricos da pedagogia. O ‘Eduquês’ em Discurso Directo de Nuno Crato


Críticas de imprensa
"Este livro é urgente, é importante, é fundamental. Enquanto Nuno Crato e outros professores e intelectuais deste calibre não tomarem as rédeas da educação no nosso país, continuaremos um país rasca - bom para poucos, mas à custa de muitos."
Desidério Murcho, Público, Mil Folhas

Retirei a informação do site da WOOK.

4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

É, à partida, uma excelente escolha para o sector. Aguardemos atentamente.
Bjs para todas!

Anónimo disse...

No MUP (http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/) há uma ligação para o CV do novo ministro.

Reverendo Bonifácio disse...

Boa Adélia!
Tomara é que não se deixe corromper pelas politiquices...
cá eu vou continuar enrolado em cima de um móvel qualquer porque já me puseram debaixo do nariz tanto rato tísico chamando-lhe cherne...

Anónimo disse...

Aguardo. Serenamente. (O que me é quase impossível!)