terça-feira, 21 de abril de 2009

A Confap já tem rival: a CNIPE foi constituída.

Ora aí está uma boa notícia!! Vamos ver o que dá!!

A Confap já tem rival: a CNIPE foi constituída. Professores e pais estão de parabéns
Correio da Manhã

Foi eleita a primeira presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), depois de ter abandonado a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). Está, assim, consumada a divisão entre representantes dos pais?
Maria José Viseu - O movimento associativo de pais passa a ter duas alternativas e pode escolher a confederação que entender. A divisão deu-se porque não nos revíamos nas posições assumidas. Quem está na CNIPE tem uma forma diferente de ver a escola.
– Qual é a confederação maior?
– Ambas representamos o mesmo número. O próprio presidente da Confap, Albino Almeida, já afirmou que representamos 600 associações de pais, cerca de metade das 1200 que existem no País.
– A Confap recebe cerca de 165 mil euros anuais do Ministério da Educação (ME). A CNIPE também vai querer receber?
– Essa verba é fruto de um protocolo estabelecido numa altura em que a CNIPE não existia. Vivemos num país democrático e seguramente o ME irá agora fazer um protocolo connosco. Neste momento a CNIPE sobrevive à custa do voluntariado dos elementos que a constituem.
– Apesar de muitas tentativas, até agora o ME nunca vos recebeu...
– Com esta eleição acho que acabaram os impedimentos. Queremos abordar vários assuntos com o ME, como o alargamento da rede de creches, o ensino pré-escolar, a educação especial, o rácio de auxiliares de acção educativa e as equipas multidisciplinares nas escolas.
– A Confap propõe escolas abertas 12 horas. Concorda?
– Primeiro, deve ser aproveitado tudo o que já existe no terreno como as IPSS próximas das escolas, que já estão abertas 12 horas. Se o horário das escolas for alargado, deve ser a comunidade a colaborar para que isso seja possível.

2 comentários:

maria eduarda disse...

Uma boa notícia mesmo!
A ver vamos!

Anónimo disse...

Sim senhor!gostei de saber.É sempre bom ouvir outra opinião e outro discurso!Grande conquista!Parabéns aos sensatos que tiveram a ideia.
Magnólia