quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Voto útil, eis a questão!

Vou socorrer-me dos estudos e simulações que encontrei ao virar das esquinas A Educação do meu Umbigo e Profavaliação . Ah inestimáveis colegas!

Primeiro, a Conclusão-Síntese do estudo de Jorge Martins (Professor de Geografia da Escola Secundária Rodrigues Lobo, em Leiria, membro dos órgãos sociais da APEDE e mestrando em Ciência Política na Universidade Nova de Lisboa) publicada a 13 de Setembro no blogue Octávio Gonçalves. (Versão integral aqui.)

Clique para ampliar a imagem.

Na mesma data, o Primeiro Fax faz aqui uma análise mais detalhada, distrito a distrito.
Vejamos o nosso:



Em ambas as análises se diz que para penalizar o PS temos que votar PSD.

«Este é um distrito especial, pois concorrem José Sócrates e Valter Lemos nas listas do PS. Portanto, portugueses que votam habitualmente no Bloco, na CDU e no CDS (votos perdidos em Castelo Branco), têm de fazer um sacrifício votando no PSD para derrotarmos o PS de Sócrates. O PS pode perder aqui 2 a 3 deputados em relação às eleições de 2005.»

O quê??? Engolir mais sapos?
Tirar votos ao PS para os dar ao PSD? Tirar a maioria a uns para a dar a outros?
E logo a quem! A uma ex-ministra da educação de má memória?

A um partido que no seu programa eleitoral afirma querer abolir «a divisão, nos termos actuais, na carreira docente»? Sublinhe-se: não é abolir a divisão. É só nos termos actuais.

Cheira-me a esturro! Tão a esturro como o Concurso para Titular.
Por isso não concorri. O tempo, infelizmente, veio a confirmar o cheirete.


2 comentários:

TVstar disse...

Pois, a mim também me cheira tudo a esturro...mas o que é certo é que o único partido em condições de derrotar o Sócrates é o PSD!!
A questão é ou engolimos o sapo ou apanhamos com o Sócrates mais tempo e com ele nada será retirado do que está feito!!
Pensemos bem e tentemos concentrar forças.

Anónimo disse...

Colegas e amigos/as:
Decidi hoje o meu voto (finalmente).
Analisei os últimos acontecimentos e as últimas sondagens, e pensei….o que é que eu quero que aconteça no Domingo à noite? QUE O PS PERCA E QUE O SÓCRATES VÁ EMBORA. Então por muito que me custe só há uma forma de isto acontecer…é o PSD ganhar!
Pois bem, nunca votei no PSD mas será desta vez. Se é para me ver livre do Sócrates e de MLR, vale a pena engolir o sapo.
Analisando objectivamente a situação partidária do nosso País, os governos são ou PS ou PSD e à semelhança de outros países (EUA; REINO UNIDO por ex) a alternativa é sempre entre dois grandes partidos. Por isso quando um deles nos trata mal….TEMOS QUE ELEGER O OUTRO. Enquanto mudam, há novas conversações com sindicatos novas leis, novas medidas tomadas, etc. Se daqui a 4 anos não gostarmos do que fizeram, voltamos lá a pôr o que lá está agora (esperemos que entretanto com outro líder).
O QUE NÃO QUERO COM TODA A CERTEZA É TER QUE ATURAR ESTE PM MAIS TEMPO mesmo que seja sem maioria.
SE ELE LÁ FICAR NADA DO QUE ESTÁ FEITO VAI MUDAR.
SE O PSD GANHAR ALGUMA COISA IRÁ MUDAR…E ENQUANTO MUDA…NÓS FOLGAMOS E RESPIRAMOS FUNDO!
FICA A MINHA REFLEXÃO E O MEU APELO!
PENSEM BEM…NÃO DESPERDIÇEM VOTOS.
VAMOS PÔR ESTES…. DE LÁ PARA FORA!!