sexta-feira, 18 de março de 2011

Para lá de surreal!

Somam-se os abusos laborais sobre os professores. E os professores deixam. E o ME continua seja em nome da utopia educativa igualitária, da escola a tempo inteiro, da modernização tecnológica das escolas ou da uniformização de práticas de exames.

Primeiro, o ME pôs fim a uma prática de muitos anos e retirou o pagamento aos professores que classificam exames no secundário. Toda a gente que já corrigiu um exame do 12º ano conhece a diferença de exigência, esforço, trabalho e tempo entre classificar uma prova do 9º ano e classificar uma prova do 12º ano. O ME colocou tudo no mesmo saco, igualou por baixo e pôs fim ao pagamento aos docentes classificadores dos exames do secundário. Mas fez mais.

Depois, o ME lembrou-se de que os professores classificadores estavam  a precisar de formação. Não se percebe como é que os classificadores conseguiram classificar os exames do secundário durante tantos anos. Mas enfim, o ME achou que os docentes classificadores não desempenharam bem a função e desenhou uma ação de formação obrigatória - obrigatória com que base legal? - a realizar amanhã e sábado, forçando os docentes a deslocarem-se às capitais de distrito. Os docentes do Algarve são forçados a deslocar-se a Beja.

De seguida, o ME obrigou os contemplados a assinarem um contrato por quatro anos para desempenho das funções não pagas de classificador de exames.

Por fim, o ME entendeu restringir o período de férias dos classificadores a fim de que os mesmos se acomodassem a um calendário de exames que entra por Agosto.

Reparem: os escolhidos ficam amarrados a um contrato de quatro anos para desempenharem uma função não paga e que, ainda por cima, os obriga a fazer ações de formação ao sábado, que ninguém sabe ao certo se e como vão ser custeadas, e a cereja em cima do bolo é a obrigatoriedade de os felizes contemplados verem o período em que podem requerer férias profundamente encurtado.

Se isto  não é uma abuso laboral, digam-me por favor o que é um abuso.
Roubadinho ao Profblog de Ramiro Marques 


E ainda têm a lata de se dirigirem aos corretores com esta mensagem:
"Parabéns! Foi seleccionado para..."
 Mas alguém concorreu ao que quer que seja?

2 comentários:

TVstar disse...

Aiiiii!!! Ponham este governo a mexer!!!
QUE PRAGA!!

Adélia Rocha disse...

Há muita coisa que tem de mexer. Nós temos que ser activos nas campanhas eleitorais.Apostar noutros partidos. Partidos para os quais as palavras SABER, CONHECIMENTO, DISCIPLINA, AUTORIDADE não sejam blasfemas. Ha também que pressionar para mudar o sistema eleitoral. Não podemos continuar a "eleger" "ilustres" desconhecidos que NÃO NOS REPRESENTAM. Que raio quer dizer afinal "representantes do povo"? Muito importante, não lutemos apenas contra a ABERRAÇÃO que é o modelo de avaliação que temos, lutemos também contra aquilo a que se chama hoje SUCESSO EDUCATIVO!! Se o voto não nos ajudar...bem...Fico por aqui!