terça-feira, 10 de março de 2009

O estado da Nação - e de alguns reinos

Os senhores querem ouvir
O carrilhão das mentiras
Pelo mar andam as lebres
E pelo campo as enguias
Pardais pelos canais
Sardinhas pelos carrascais.
Nesta idade em que estou
Ninguém viu mais do que eu,
Já vi cidade de Roma
De Angola e de Viseu
Tudo junto numa hora.
Eu já vi uma mosca prenha
A tirar água a uma nora,
Moía 30 moios de pão por hora,
Sete sacas de cominhos
Nas ancas do meu cavalo
Eu já vi correr um galo
Sobre trinta cavaleiros.
Eu já vi sete carneiros
Do rabo fazer pincel.
Ó menina donzela
O que leva nessa sela?
-Colorau pimenta e canela
Para matar a carriça
A carriça atirou um berro
Todo o mundo aatormentou
Só a velha ficou.
A velha foi ter com o vendedeiro
O vendedeiro estava parido
A mulher andava a lavrar
E a vaca a fazer o jantar
E a galinha ladrava ao cão
No tempo de ceifar as uvas
É que se vindima o pão.

(poesia popular - memória de um povo CCBI)

1 comentário:

bugsnaEDucação disse...

Seja bem-vindo trovisco.
E que bem acompanhado veio.
Este discurso das petas é bem actual. Até apetece dizer: Mas onde é que eu já ouvi isto?