domingo, 22 de março de 2009

Publicidade ou "Campanha Negra"?

Recentemente, temos ouvido o nosso Primeiro queixar-se das campanhas negras de que, supostamente, é vítima injustiçada. Esperemos pelo desenrolar dos processos, se é que a montanha da justiça não vai parir uma ninhada de ratos...

Mas, então, que pensar deste spot publicitário? Ora vamos lá prestar atenção à mensagem.

Na fila de trânsito, um automobilista impaciente ouve a rádio, pela qual fica a saber que a causa do engarrafamento é uma manifestação.
E desta vez é contra quê?, pergunta o automobilista. contra si... contra quem quer chegar a horas, responde a locutora da rádio.

Insinua-se: Coitado de quem quer trabalhar pois que tem contra si os madraços que, a toda a hora, andam em manifestações por tudo e por nada.

Deduz-se: a locutora e o(s) automobilista(s), como bons trabalhadores, não andam nas ditas manifestações, não têm razões de queixa, já que vivem no melhor dos mundos, aqui e agora.

Infere-se a solução a adoptar: vamos lá mas é a acabar com o direito de manifestação que, apesar de consagrado constitucionalmente, só atrasa e lesa o país.

É grave: não só por nele colaborar uma jornalista da Antena 1, paga por todos nós; sobretudo porque estas ideias subliminares vão de encontro às opiniões mais retrógradas, obscurantistas e anti-democráticas que grassam, ainda ou cada vez mais, na sociedade portuguesa.

Estranha-se: que o Ministro da tutela lave as mãos, como Pilatos, e que apenas os partidos da oposição e a CGTP tenham protestado. Que país de brandos costumes!

Apetece dizer: Volta Mário Soares, que estás perdoado!


Adenda 1: As MANIFESTAÇÕES de PROFESSORES FORAM SEMPRE aos SÁBADOS.

Adenda 2: Estou contigo, AMM. Já que temos a fama, apesar de não termos vestido a pele do lobo...

Adenda de última hora: Olháli O Coelhinho Da Páscoa Aos Saltinhos

8 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Excelente post, Elsa D. Simplesmente excelente!

bugsnaEDucação disse...

Gracoas, Guapa. :)

bugsnaEDucação disse...

Gracias, porsupuesto.

Reverendo Bonifácio disse...

Adorei as implicaturas... foi um sublinhado claro e preciso.

bugsnaEDucação disse...

Thanks, teacher, perdão reverendo.
Acha que é material bom para dar uma aula?

Reverendo Bonifácio disse...

Maravilhoso. Matamos vários ratos, digo, vários coelhos de uma cajadada só (se não forem mais), podemos falar das referidas implicaturas em todas as variantes, no papel dos mass-media e dos direitos e deveres dos cidadão e de algumas instituições, e não só dos da oposição e CGTP.

Reverendo Bonifácio disse...

linguagem verbal e não verbal (repararou na cara e no tom do automobilista), instinto mobilizado, bem... isto é uma mina que nunca mais acaba!

bugsnaEDucação disse...

Pronto, temos conteúdos, objectivos, público-alvo, material (do mais tecnológico possível)e... motivação!